
Na última quarta-feira (25/11), foi aprovado no Senado, em caráter terminativo, um projeto de autoria do deputado André de Paula (DEM-PE) regulamentando a profissão de cantador de viola.
O projeto foi inicialmente apresentado pelo deputado Wilson Braga (PDT-PB) mas acabou sendo arquivado antes de ir para votação.
André de Paula o reapresentou e Inocêncio Oliveira (PR) fez gestões em favor de sua aprovação por ser um grande admirador dos violeiros nordestinos. Só falta agora a sanção do presidente da República para virar lei.
De acordo com o projeto, “considera-se repentista para os fins desta lei o profissional que utiliza o improviso rimado como meio de expressão artística, transmitindo a cultura e a tradição popular por intermédio do canto, da fala ou da escrita”.
Para o pesquisador e folclorista Saulo Passos, Pernambuco é o Estado do Nordeste que tem o maior número de cantadores de viola mas na votação de hoje os três senadores de Pernambuco estavam ausentes. Em nome da classe, os violeiros Geraldo Amâncio e Chico de Assis cantaram de improviso para os senadores.
(Fonte: http://www.inaldosampaio.com.br/)
Nenhum comentário:
Postar um comentário