DESTAQUE

sábado, 5 de setembro de 2009

Fundarpe abre inscrições para registro do patrimônio vivo

A Fundação do Patrimônio Artístico e Histórico de Pernambuco (Fundarpe) abre, na próxima quarta-feira (9), as inscrições para concorrer ao edital 2009 do Registro de Patrimônio Vivo de Pernambuco. Podem se candidatar pessoas físicas ou grupos culturais, constituídos juridicamente ou não. Os interessados têm até o dia 23 de outubro para se inscrever.

O título é concedido anualmente a três personalidades pernambucanas que participam ativamente da formação histórica e da cultural locais. O edital, o regulamento e os formulários de inscrição ficarão disponíveis a partir da quarta-feira no site da Fundarpe.

Cada proponente só pode apresentar uma candidatura por ano. Pernambuco conta com 18 patrimônios vivos em atividade. São eles: o cineasta Fernando Spencer; a cirandeira Lia de Itamaracá; a circense Índia Morena; o sanfoneiro Camarão; os ceramistas Mestre Nuca e Zé do Carmo; os xilógrafos Dila, José da Costa Leite e J. Borges; a coquista Selma do Coco; e os artesãos Zezinho de Tracunhaém e Manuel Eudócio. Mestre Salustiano, Ana das Carrancas e Canhoto da Paraíba – também contemplados com o título – faleceram no ano passado.

(Fonte: DIARIODEPERNAMBUCO.COM.BR)