DESTAQUE

domingo, 21 de março de 2010

Banda mistura rap com coco, rock e maracatu no sertão do Pajeú


Desde meados de 2004, uma turma de jovens da cidade Tabira vem fazendo um movimento cultural diferente no sertão do Pajeú, uma região conhecida pelo celeiro de poetas e repentistas. O PE87 mistura o hip hop com o coco, maracatu e rock. O grupo traz brilhantes produções com influências que vão desde o Baião de Luiz Gonzaga ao Jazz de Grant Green, passando pelo Ragga de Cutty Ranks as combinações melódicas de Jorge Ben, chegando as suas referências no rap como Cypress Hill, Jurassic Five, Main Source, Racionais, Planet Hemp e Faces do Subúrbio.

O quinteto é formado pelos Mc’s Rimas, Beliche, Leitor, Cadu e pelo Dj Moral. Eles
fogem dos padrões e clichês do rap atual, porém, falam da coisas simples como valorização da cultura, identidade e nordestinidade.

O PE87 lançou um CD demo homônimo em maio de 2009 com 14 faixas, contendo entre as quais a música “Contra o duplo sentido da rima”, eleita por júri popular como a Melhor Letra Consciente do Rap pernambucano em 2009. O grupo também realizou diversas apresentações em todo o Estado , chegando a ficar em segundo lugar no festival RPB - Rap Popular do Brasil, em Recife, na eliminatória de Pernambuco. “Nosso trabalho teve uma ótima aceitação cativando um público que cresce a cada dia que passa. Isto é visto nos shows que são sempre enérgicos e com muita interatividade entre a banda e o público”, enfatiza o produtor e vocalista Mc’s Rimas.

Ainda de acordo com Rimas, a formação do grupo é fruto de intensa dedicação e pesquisa em prol da boa música. “Nada passa despercebido pelos nossos ouvidos. Juntos, a PE87 se torna mais completa, porque a arte da banda é concebida diariamente e se encontra em constante evolução”, reconhece.

PE87 – O nome do grupo é uma mistura da sigla do estado de Pernambuco e o código telefônico referente à localidade sertaneja.