
Desta quarta-feira (07) até o próximo domingo (11), Tuparetama mergulha na arte teatral com a "Mostra 2010 de Teatro". O Festival irá apresentar 13 espetáculos de 12 companhias de cidades de Pernambuco, entre elas Iguaracy, Arcoverde e Petrolina e uma da Paraíba, que é João Pessoa.
O evento começa com a exposição de fotografia “Memórias da Cena Pernambucana”, do jornalista, ator e produtor cultural Leidson Ferraz, na sede do Ponto de Cultura Dançando nas Alturas, na Rua da Matriz, no centro da cidade. Além disso, também haverá oficinas de interpretação, elaboração de projetos para o Fundo Nacional de Cultura (FUNCULTURA) e um workshop de dança popular, perna-de-pau e jogos teatrais.
Dentre os espetáculos selecionados, estão: “Fio Invisível da Minha Cabeça”, da Cia. do Ator Nu, do Recife; “Os Sete Mares de Antônio”, da Cia. Oxente de Atividades Culturais, de João Pessoa (PB) e “A Paixão e a Sina de Mateus e Catirina”, da Tropa do Balacobaco, de Arcoverde.
A Mostra só pode ser viabilizada depois que o produtor cultural e artista plástico, Tárcio Oliveira, foi contemplado pelo Prêmio Myriam Muniz 2009, da ação da Fundação Nacional de Arte (Funarte) e Ministério da Cultura (MinC). O produtor foi um dos três selecionados de Pernambuco. Segundo Tárcio, a última mostra teatral na cidade foi realizada há 15 anos e foi feita por 4 anos consecutivos.
Tárcio ainda explica que a Mostra na cidade possibilita o intercâmbio entre artistas de outros lugares. Ele diz que esse incentivo no Sertão é muito importante, “para quem vive aqui no Pajeú é muito complicado”, diz ele se referindo a distância da capital e de outras cidades maiores que têm esse tipo de evento com mais frequência.
Tuparetama tem oito mil habitantes, e mais de dois mil vivem na zona rural. “Os artistas da cidade ficam meio isolados”, desabafa o produtor. Por isso ele ficou muito feliz com prêmio que poderá mudar um pouco esse quadro. “Sem o prêmio seria impossível, ele cobriu 90% dos custos”, diz o produtor cultural que se inscreveu sem muita expectativa.“No final deu certo”, conclui.
(Informações do http://maisab.globo.com)
Nenhum comentário:
Postar um comentário